Bulldogs na História
Crib and Rosa é uma pintura de 1817 de Abraham Cooper . Esta pintura fornece uma imagem da extinta raça de cães Old English Bulldog .
A pintura retrata Crib e Rosa, dois Velhos Buldogues Ingleses. Rosa era considerada uma formação correta para os buldogues naquela época. Por meio da gravura de John Scott , essa pintura se tornou a mais conhecida e mais reproduzida pintura de cães daquele período.
A imagem foi frequentemente referida pelos expositores como a forma ideal da raça.
Escrevendo no final do século XIX, Dalziel diz que quaisquer deficiências no contorno perfeito de Rosa se deviam ao seu sexo; sem as características desejadas de rugas e estrutura óssea.
Don Brae e Smasher (1876).
Don Brae era considerado o melhor Bulldog com menos de 20kg e era propriedade do capitão
Holdworth.
O Smasher tinha 50cm ao redor do pescoço e pesava 18kg.
A primeira exposição que aceitou a participação de Bulldogs foi a de Birmingham nos dias 3 e 4 de dezembro de 1860.
O primeiro Bulldog que deu prestígio a raça e o primeiro a conseguir o título de Campeão. foi KING DICK, nascido em 1858 e prop. de J. Lamphier vencedor da exposição de Birmingham de 1861.
De KING DICK descendeu CRIB julgado por um expert da raça como "PRÓXIMO DA PERFEIÇÃO".
Outros descendentes de KING DICK se distinguiram nas exposições, foram ROMANIE e MICHAEL. Ambos tiveram um triste fim. ROMANIE morreu por asfixia num vagão de trem ao regressar de uma exposição. MICHAEL, vendido para França chegou a Paris exatamente no dia do cerco da cidade e foi morto naquela tumultuada ocasião.
O primeiro Bulldog escrito no livro das origens foi ADAMO (ADÃO) nascido em 1863.
O Bull-baiting era um esporte sangrento muito popular, que envolvia cães e touros. Era um combate, onde um touro era preso e dois ou mais cães eram soltos sobre ele até derrubá-lo.
Quanto à sua origem, há uma lenda de que em 1209 o Lord William de Warren estava caminhando próximo ao seu castelo quando observou dois touros lutando por uma vaca; o dono de um dos touros soltou seu cão e este apartou a briga derrubando um dos touros e afugentando o outro. Aquele acontecimento teria deixado o lord muito entusiasmado e ele teria levado o touro e o cão para fazer uma demonstração na cidade, e assim que o povo começou a apreciar, a prática virou um tipo de esporte sangrento.
O objetivo do "jogo" era que os cães imobilizassem o touro, geralmente, mordendo-o e segurando-o pelas narinas. Os cães utilizados nesse "esporte" ficaram conhecidos como Bulldogs. Nesta época, muitas cidades só liberavam a venda de carnes de touros que tivessem participado de um evento de bull-baiting, pois acreditava-se que nesses combates a carne do animal era "amaciada".
No ano de 1835, esta prática foi finalmente proibida pelo parlamento inglês.