top of page
Foto do escritorCriadora de conteúdo

Alimentação do Bulldog


Muito comumente os pais de bulldog nos indagam sobre qual seria a alimentação mais adequada ao seu cão. Sabemos que o organismo canino é muito parecido com o humano em alguns aspectos, mas muito diferente em outros. O cão possui um organismo mais rudimentar que o nosso, assim metaboliza os alimentos de forma diferente e às vezes de forma deficiente. O cão não consegue metabolizar adequadamente alimentos com muito sal, condimentos e gorduras. Desta forma podemos ter uma sobrecarga de alguns órgãos como os rins e o fígado, gerando patologias como a insuficiência renal e hepática. Priorizamos uma alimentação baseada em ração de boa qualidade (super premium) em quantidade adequada. A quantia varia conforme o tipo de ração, tamanho do cão e atividades físicas que realiza. Podemos incluir na alimentação petiscos caninos, algumas frutas e alguns legumes, mas vale lembrar que a base da dieta sempre será a ração. Algumas frutas devem ser evitadas como laranja, bergamota, mamão, abacate e carambola, entre outras. Alguns legumes também devem ser evitados como o tomate, cebola e alface, entre outros. Muitos cães têm o hábito de ingerir a ração apenas quando misturada com algum tipo de alimento mais úmido. Esse é um hábito muito observado entre os bulldogs e bastante difícil de ser retirado. Nesses casos podemos optar por peito de frango cozido sem sal, desfiado e colocado em pequenas porções em cima da ração. Ou ainda pedacinhos de cenoura picada ou de outro legume. Outra mania muito observada entre os bulls é receber alimento dos donos enquanto estes estão fazendo as refeições. Nesses casos em vez de pedaços daquilo que estamos ingerindo, podemos deixar na mesa alguns petiscos caninos e assim oferecer ao cão.

O bulldog exige inúmeros cuidados quanto à alimentação que se refletem diretamente na saúde geral. Vários cães têm repetidos problemas de pele que só cessam quando a alimentação é alterada e alguns itens retirados, principalmente alimentos processados e condimentados. Devemos tentar evitar alimentos que contenham gorduras pelo risco do aumento dos níveis de colesterol e possibilidade de infarto e derrames. Na rotina clinica durante as conversas com donos de bulldogs, verificamos alguns alimentos que são oferecidos, mas que devem ser evitados: salsicha, nuggets, pizza, salgadinhos, bolachinha recheada, presunto, chocolate, churrasco, entre outros. Vale lembrar que o chocolate tem uma substância chamada teobrimina que pode intoxicar seriamente o cão. Na maioria das vezes os donos oferecem alimentos inadequados sem ter conhecimento do malefício que podem causar.

Este é um assunto que me preocupou bastante nos últimos meses pela quantia de pacientes que estavam recebendo alimentação inadequada. Então fica a dica, sempre que quiser oferecer ao seu cão algum tipo de alimento diferente da ração, pergunte ao seu veterinário se não há problema.


Dra. Viviane Dubal – CRMV/RS 8844

Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e proprietária da Clinica Veterinária Saúde Animal em Porto Alegre.

Contato: vivianesd@bol.com.br

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page