top of page
Foto do escritorCriadora de conteúdo

As questões que seu cão levantaria se pudesse falar

Da mesma forma que crianças de 2 anos são extremamente curiosas - elas podem fazer ate 500 perguntas por dia! - cães manifestam sua sede de conhecimento por meio do faro, da boca nervosa (muitas vezes, destruidora) e do olhar. Mas se ele pudesse falar, talvez decidisse resolver algumas de suas ânsias existenciais fazendo estas perguntas aqui:


Por que você esta brigando comigo?

Cães têm memória curta, por esse motivo, é muito provável que ele não entenda a bronca após deitar em uma poça de lama, em um dia quente, e beber um pouco da mistura de terra e água. Se você não pegar o danado no flagra para reprimir alguma ação indesejada, o melhor a fazer é suspirar, far e ombros e esperar a próxima oportunidade de dizer que aquilo é proibido.


Quero ser o líder da casa. Como posso conseguir isso?

É mais simples do que parece: o cão usa seu porte fofinho e olhar adorável desde cedo para testar os limites do dono. Quem já teve filhotes em casa deve saber: um belo dia, você vai tomar um brinquedo da boca dele e o bichinho que mal se aguenta em pé rosna ou late. Não se iluda com a aparência que faz qualquer don derreter de amores: embora você ache fofa a forma como um bebê pelido o desafia, deixá-lo vencer a disputa pode ser a sentença para ter um animal adulto mostrando os dentes sempre que é contrariado. O mesmo serve para a alimentação: vai chegar o dia em que o cachorro provou coisa melhor do que ração por aí e ele pode tentar dar o golpe da falta de apetite. Obviamente, é preciso saber diferenciar manha de um problema de saúde. Se ele recusa comida por duas refeições consecutivas, pode ser sinal de que não esta bem de verdade. Se recusar uma vez e você oferecer ago mais interessante, lascou-se.


Amo cheirar qualquer coisa, incluindo excrementos de outros cachorros e partes íntimas de humanos. Sou um pervertido?

Ler cheiros, para os cães é como navegar em redes sociais, só que ainda melhor. Os odores transmitem as noticias do dia. Ao cheirar excrementos de outros cães, um cachorro pode saber várias fofocas do bairro, incluindo o sexo de quem se aliviou ali, há quanto tempo esse cão passou pelo local, quando uma fêmea da região está entrando no cio e até determinar o estado emocional do outro cão. Seu peludo também possui um sistema especial para sentir cheiros sexuais: o órgão vomeronasal, que os humanos não têm. Um macho fica sabendo com quem uma fêmea cruzou ao sentir o cheiro do fundilho dela. Pode parecer difícil entender como os cães se instigam tanto com odores corporais alheios, mas pode apostar: se você tivesse olfato deles, faria a mesma coisa.


Por que eu tenho esse impulso tão forte de levantar a patinha para fazer xixi em postes?

Os machos fazem o número 1 de perninha levantada para a urina ficar na altura do focinho de outros cães. Esse também era o método utilizado pelos lobo para demarcar território Algumas fêmeas fazem isso por terem sido expostas a testosterona quando estavam no útero.


Por que eu gosto tanto de chutar terra para trás depois de fazer xixi e cocô?

Mais uma vez, esse é um instinto básico dos cães. Mesmo os cachorros que não chutam terra depois de esvaziar a bexiga ou o intestino podem aprender a fazê-lo observando outros cães. Como vimos antes, os produtos de excreção corporal canina são substâncias boas para demarcar território. Por isso, os cães fazem isso para deixar mensagens para outros peludos. As evacuações em si são inócuas, então alguns cães dão seu jeitinho de realçá-las, chutando terra ao lado ou até mesmo por cima delas. Esse ato tem dupla função: além de tornar a caquinha mais visível, libera outros odores do chão, que podem despertar o faro de outros cães.


As vezes, quando chega gente em casa, fico tão emocionado que acabo perdendo o controle da minha bexiga. Por que isso acontece?

Isso acontece com maior frequência em filhotes, já que eles ainda não tem uma rotina muito definida e tudo é novidade e excitação. Por outro lado, cães que continuam fazendo pipi na calça depois de adultos costumam ser inseguros e medrosos, ou exageradamente submissos. Uma forma de "dar uma força" para que ele não se emocione tanto com a chegada dos donos ou de visitas é não fazer festinha nesses momentos. Pode parecer cruel chegar em casa e não retribuir o carinho que ganha dele por uns minutos, mas é um favor que você faz para o cãozinho. Dessa forma, você mostra que nada de extraordinário está acontecendo e que gente em casa é só mais uma parte normal da rotina.


Você sabe qual foi o meu critério para te escolher como dono favorito?

Más noticias. Em uma casa com mais de uma pessoa, o cão vai invariavelmente eleger um dono favorito. Por mais que ele seja carinhoso e obediente com todo mundo, ele vai gostar mais de andar atrás ou de dormir mais perto de um dos humanos do pedaço. Os critérios que o cão usa ainda geram controvérsia no meio cientifico, mas estão ligados, também, ao fato de que um cachorro costuma criar mais laços com as pessoas que naturalmente lideram a família. É muito parecido com a "curadoria" de amigos que você faz: tão simples, tão misteriosa.


Base: A mente do seu cachorro



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page