Alguns cães comem rápido demais, porém normalmente isso não significa fome, mas sim um comportamento obsessivo em torno da comida. Uma questão psicológica que o faz comer rápido demais, seja por instinto (para que um “concorrente” não pegue a comida dele) ou por ansiedade.
Comer muito rápido pode gerar vários problemas na saúde do cachorro, como: – gases – vômitos logo após comer – má digestão
Felizmente, é possível contornar esse problema com várias técnicas e em geral é uma questão muito fácil de resolver. Seria interessante você olhar o artigo: Como dar comida pro seu cachorro.
1. Evite ambientes conturbados
Ambientes muito agitados com muita circulação de pessoas fazem com que o cão fique mais ansioso e acabe comendo mais rapidamente. 2. Separe os cães Se você tiver mais de um cachorro, dê a comida em ambientes separados.
3. Não recompense ansiedade Se na hora de colocar a ração no pote você notar que seu cão está pulando, agitado ou latindo, não dê a comida pra ele se acalmar. Em vez disso, espere que ele se acalme sozinho (por exemplo, se sente em frente à você pra esperar a comida) e só então dê o pote pra ele.
4. Não torne a hora da comida um grande momento Na hora da refeição, apenas pegue o pote, coloque a comida e ofereça ao cão. Quando você faz uma grande festa, usa outro tom de voz ou se agita, o cão fica ainda mais ansioso.
5. Divida a refeição em 2 ou 3 Em vez de dar apenas 1 vez por dia, divida a porção e ofereça a mesma quantidade diária em porções menores, por exemplo, de manhã e à noite. Assim você evita que ele esteja faminto na hora de comer.
6. Use um comedouro lento O comedouro lento é uma ótima invenção para aqueles cães que comem muito rápido. Como ele distribui a ração, o cão precisa desviar dos “obstáculos” pra conseguir pegar a comida, o que faz com que o momento da refeição fique mais calmo e devagar.
Fonte: Tudosobrecachorro.com.br
Comentários