Alguns cães não têm drenagem lacrimal adequada. Isso pode resultar de dutos lacrimais entupidos ou, mais comumente, de uma conformação que impede que as lágrimas abram o duto. Também pode ocorrer porque as lágrimas produzidas são muito grossas para fluir para a abertura do duto.
Manchas lacrimais marrom-avermelhadas ocorrem de forma mais perceptível em cães com pelagem clara e rugas profundas. A cor é devida a bactérias faciais normais que se misturam com as lágrimas. Em casos pronunciados, forma-se uma crosta no canto do olho e sobre a pele, às vezes até resultando em pequenas úlceras.
Algumas manchas são apenas o resultado de pelos perto dos olhos absorvendo a umidade dos olhos. Outras manchas estão relacionadas à dieta, saúde e genética. (Cachorros com manchas lacrimais provavelmente terão filhotes com o mesmo problema.)
O rosto úmido e fortemente enrugado de um Bulldog fornece um bom terreno para o crescimento de bactérias e leveduras, incluindo a infame "levedura vermelha", que não apenas parece ruim, mas cheira mal também. A levedura vermelha pode até infectar os canais lacrimais, o que aumenta o problema.
A menos que a mancha lacrimal venha de um canal lacrimal entupido, não há realmente nada que possa ser feito para evitar que isso ocorra. Manchas de lágrima apresentam um desafio especial de limpeza. Para fazer o trabalho mais eficaz, tente determinar a fonte. (Você pode precisar de um conselho do veterinário.)
Algumas pessoas já consultaram oftalmologistas veterinários para casos recalcitrantes e, para ajudar alguns animais, optaram pela cirurgia do canal ocular que aumenta a capacidade lacrimal.
Não existe de fato uma receita certa para a eliminação da mancha, mesmo que seja um incomodo estético e que talvez você nunca consiga branquear a mancha, mantenha a manutenção semanal com limpeza usando lenço umedecido com antisséptico, disponível em várias farmácias, ou até mesmo peça orientação do seu veterinário para a manipulação de lenços.
Eu poderia listar alguns produtos disponíveis na internet, mas de fato não consigo garantir qual deles será eficaz no caso do seu Bulldog.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.
Ainda hoje estivemos na oftalmo vet e fomos aconselhados a manter a limpeza da área e continuar o uso de colírio lubrificante. As explicações são exatamente as evidenciadas neste post. Gratidão🥰