top of page
Foto do escritorCriadora de conteúdo

Mucocele sublingual ou rânula


Foto: ACVS



A mucocele salivar é um acúmulo de saliva que vazou de uma das glândulas salivares ou de um ducto salivar. Esse acúmulo se dá na região da face, o local varia dependendo da glândula envolvida. Quando utilizamos o termo mucocele sublingual estamos nos referindo à saída de saliva da glândula que se localiza em baixo da lingua chamada sublingual. Não se definiu exatamente a razão do aparecimento deste problema, mas sabe-se que o uso de enforcadores pode levar a lesões no local que predisponham à mucocele. Isto pode ocorrer pelo trauma em algumas das glândulas salivares por uma tração forte, levando à ruptura da estrutura e vazamento.

Logo que a saliva se acumula no local, inicia-se um processo inflamatório, levando a inchaço e dor moderada. Quando a boca do cão é aberta verificamos um aumento de volume embaixo da língua, com vermelhidão e certo desconforto. O diagnóstico é realizado através do exame clínico e história do paciente. Não é um problema que gere alterações gerais na saúde do cão, mas deve-se observar se o paciente continua a se alimentar e beber água normalmente.

O tratamento da mucocele sublingual é geralmente cirúrgico logo que diagnosticado. Na cirurgia é realizada a retirada da glândula sublingual e também a marsupialização. Este último termo refere-se a uma abertura na região inchada embaixo da língua, a fim de promover a drenagem do restante. Tal abertura cicatriza rapidamente não gerando complicações ou desconforto ao cão.

Mesmo após o procedimento cirúrgico e retirada da glândula sublingual, o animal continua tendo capacidade de umedecer o alimento. Esta é uma preocupação muito comum  pertinente nestes casos. A alimentação continua sendo realizada com facilidade pela presença de outras glândulas salivares que suprem a necessidade de produção salivar.

No pós-operatório oferecemos alimentos moles por 3 a 5 dias, antibióticos e antiinflamatórios. Esse período é suficiente para promover a cicatrização praticamente total do local. Geralmente os animais se recuperam muito bem da cirurgia e retornam à vida normal. Raramente verificamos complicações após a cirurgia e o prognóstico é excelente.


Dra. Viviane Dubal – CRMV/RS 8844

Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e proprietária da Clinica Veterinária Saúde Animal em Porto Alegre. Contato: vivianesd@bol.com.br

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page