Você sabia que seus filhotes terão cérebros maiores e serão mais estáveis emocionalmente se você os criar em um ambiente enriquecido?
O jardim lúdico
Demonstrou-se que os animais criados em ambientes enriquecidos apresentam as seguintes alterações fisiológicas sobre os animais criados em condições de canis padrões:
• cérebros melhores
• Mais novas células cerebrais e conexões neurais
• Melhor sobrevivência das células cerebrais
O resultado dessas alterações físicas na estrutura do cérebro resulta nos seguintes benefícios intelectuais e emocionais:
• Melhor capacidade de aprender e lembrar
• Mais estabilidade emocional
• Melhor resiliência ao estresse
A Coroa Tripla do Enriquecimento
Enquanto muitos criadores estão de acordo com a ideia de enriquecimento, poucos criadores entendem que apenas fornecer brinquedos e interação social não é suficiente para tirar o máximo proveito do que chamamos de "Efeito Enriquecimento". O ambiente enriquecido ideal oferecerá as seguintes três coisas:
1. Área estimulante - por exemplo, brinquedos, objetos visuais, diferentes tipos de pisos, sons diferentes e interação social. Os criadores fizeram um ótimo trabalho com isso nos últimos anos, e existem até vários produtos comerciais do tipo disponíveis para filhotes.
2. Exercício - Incluindo espaço adequado para se mover o quanto os filhotes desejarem, desafios do tipo “trepa-trepa”, como escalada e exercícios ao ar livre, quando possível.
3. Solução de problemas e aprendizado - Desafios de treinamento “ativos”, nos quais o filhote é apresentado com um problema ou tarefa de treinamento e, em seguida, é solicitado a resolvê-lo para obter uma recompensa. Isso se opõe aos desafios “passivos” geralmente fornecidos pelos criadores na forma de brinquedos e objetos interativos. Curiosamente, parece que a tarefa deve ser motivada por um reforço positivo para que os benefícios neurais ocorram. Aparentemente, o efeito hormonal (liberação de cortisol) causado por correções ou aversivas inibe o crescimento e a sobrevivência das células cerebrais.
O todo é maior que a soma das partes
Embora qualquer um desses elementos, isoladamente, tenha algum efeito positivo, há algumas evidências de que esses elementos têm um efeito aditivo uns sobre os outros. Portanto, a mesma área de estar estimulante terá mais efeitos positivos se combinada com exercícios e resolução de problemas/aprendizado do que uma área de estar estimulante sozinha.
O interessante é que cada um desses componentes do enriquecimento afetará positivamente o cérebro de uma maneira diferente. Por exemplo:
• Só o exercício demonstrou aumentar a espessura do córtex cerebral (a parte "pensante" do cérebro), mas foi encontrado para não aumentar a formação das conexões neurais no cérebro (sinapto gênese) necessárias para a aprendizagem e memória.
• Ambientes vivos estimulantes (“enriquecidos”) demonstraram melhorar a sobrevivência das células cerebrais, mas podem não aumentar o número de novas células sendo produzidas.
• A solução de problemas e o aprendizado parecem aumentar a formação neural, a sobrevivência e as conexões neurais, mas não foram tão eficazes quanto o exercício na formação de novos vasos sanguíneos (abiogênese) no cérebro.
Embora eu não esteja ciente de um estudo específico que trata disso, é fácil ver como os efeitos distintos do ambiente estimulante, do exercício e do aprendizado podem se encaixar e alavancar a aplicação um do outro no Efeito Enriquecimento. Portanto, é recomendável que os criadores incluam todos os três em seu programa de criação de filhotes.
Mais não é melhor
Excesso de estímulos e desafios pode ser tão prejudicial quanto insuficiente, e algo que é extremamente benéfico em uma semana da vida de um filhote pode ser prejudicial na próxima. Então, como em tudo, é necessário um equilíbrio.
Fonte: Puppy Culture
Comments